Club de Maringá
Parque do Ingá

“Rotary é serviço e ao mesmo tempo uma escola de cidadania”, afirma pioneiro de Maringá

Postado em: 20 de Setembro de 2019

Uma das prioridades do Rotary é a reversão à queda de associados da organização, que no início deste ano rotário já tem demonstrado excelentes resultados. Só no Distrito 4630, até 02 de agosto tivemos 52 companheiros a mais do que no início da gestão.

Antonio Augusto de Assis, 86 anos, formado em Letras, professor aposentado da Universidade Estadual de Maringá, afirma que num tempo em que tantas influências negativas lutam pelo afrouxamento moral, pela desorganização das famílias, pela valorização do egoísmo, é fundamental fortalecer tanto quanto possível as instituições que se dedicam a preservar as grandes virtudes humanas.

“O Rotary é um lugar onde as famílias (pais, mães, filhos, netos e outros parentes e amigos) se reúnem semanalmente para desenvolver bons hábitos de convivência, cultivar o companheirismo, crescer juntas e servir gratuitamente a sociedade através de várias formas de trabalho comunitário, sobretudo através de bons exemplos.  Rotary é serviço, e ao mesmo tempo é uma escola de ética, fraternidade, altruísmo, responsabilidade social. Uma escola de cidadania”, afirma o rotariano sócio honorário do Rotary Club de Maringá Aeroporto.

Segundo ele, o Rotary é uma dessas instituições e sua ação começa no lar de cada rotariano. Na medida em que se formam crianças e jovens em um ambiente exemplar, cresce a esperança de que o mundo, apesar de tantas ameaças, tem ainda condição de tornar realidade a civilização do amor, da justiça e da paz.

Rotariano desde 1966, inicialmente no Rotary Club de Maringá, Assis destaca que sua família se formou cultivando e procurando pôr em prática os grandes ideais rotarianos. “Tinha 33 anos quando ingressei em Rotary. Casado com Lucilla, tínhamos duas filhas ainda crianças. O Rotary foi muito importante na minha vida, em todos os aspectos, não só por me proporcionar um círculo de amizades de altíssimo nível, como também pela oportunidade que me deu para fortalecer e aprimorar minhas convicções éticas, cívicas e espirituais”.

Seu neto João Marcos de Assis Miguel é o atual presidente do Rotary Club de Maringá Norte, uma demonstração de que é possível transmitir Rotary de geração em geração. Quando se tornou rotariano, a cidade de Maringá tinha apenas 19 anos e só existia um Rotary e um Lions.

“Os dois clubes de serviços congregavam os principais líderes da geração pioneira e exerceram influência muito significativa na formação da sociedade maringaense. Até então, ninguém era íntimo de ninguém, visto que cada um veio de um lugar diferente. Os clubes de serviços ajudaram os pioneiros a se conhecerem melhor e a se tornarem ótimos amigos uns dos outros. Com isso foi possível unir forças e proporcionar preciosos serviços à comunidade”, relembra.

Larissa Nakao

Comunicação Corporativa